Dezenas de milhares de navios cruzam os oceanos todos os dias.
Alguns desafios, como a falta de recursos qualificados adequados e conhecimento da indústria, atrapalham o projeto do navio e as inspeções periódicas.
Por causa da sua alta precisão e velocidade, o digitalizador portátil a laser 3D tem grande potencial para acelerar o desenvolvimento de produtos de navios e agilizar seu processo de controle de qualidade.
Projeto de navio
No estágio inicial do projeto de navio, o projeto é feito através de utilizar as geometrias de um navio-mãe.
O navio-mãe serve como uma referência para a geometria da nova embarcação que influencia sua hidrostática e resistência.
Um problema comum que surge no projeto é a falta de desenhos 3D originais de um navio-mãe.
Nesse caso, uma abordagem típica para obter dados de um navio é medi-lo com ferramentas tradicionais como fitas e réguas.
Um arquiteto deve aplicar seu conhecimento e experiência para criar um conjunto de linhas de navio com precisão suficiente.
Essas linhas serão então utilizadas para cálculos posteriores. No entanto, essas medições são demoradas e onerosas.
Com relação a tempo e custo, os digitalizadores 3D que capturam todos os dados 3D de um navio tornaram-se competitivos em projeto e desenvolvimento de produtos.
Caso: projeto de iate
A Scantech ajudou um cliente a redesenhar seu iate, por meio de fornecer um digitalizador 3D de alta tecnologia.
Manter-se atualizado com as últimas tendências de projeto e personalizar um iate é um símbolo de exclusividade e estilo de vida luxuoso para a maioria dos proprietários de iates.
Nesse caso, o cliente não tinha desenhos 3D originais de seu iate.
Ele esperava obter dados 3D do iate por meio de digitalização 3D e gerar modelos 3D por meio de software 3D profissional.
Esses dados 3D confiáveis podem ser utilizados para posterior desenvolvimento e redesenho de seu iate.
O comprimento do iate a ser digitalizado chega a 11 metros.
Se a área de digitalização do digitalizador 3D não for grande o suficiente, os erros de alinhamento vão se acumular ao longo da distância.
Portanto, os resultados de medição não atenderiam aos requisitos de precisão.
O digitalizador 3D portátil da Scantech KSCAN, com um sistema de fotogrametria embutido, visa resolver esse problema.
É um dos primeiros digitalizadores que possuem um modo de digitalização de grande alcance alimentado por lasers infravermelhos paralelos.
Ele pode digitalizar uma área tão grande quanto 1440 mm x 860 mm. Além disso, com uma precisão de até 0,020 mm, é adequado para digitalizar objetos grandes.
Demorou por volta de 1 hora para concluir a digitalização do navio inteiro.
Em comparação com os métodos de medição tradicionais, o KSCAN simplificou muito a modelagem de navios para projetistas e melhorou muito a eficiência da indústria de construção naval.
Resumo
A tecnologia de digitalização 3D da Scantech também pode ser utilizada na engenharia reversa e modificação de um casco danificado.
A Scantech continuará a apoiar os clientes no desenvolvimento e projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparo e modificação de produtos.
Ao reduzir o tempo e os custos de projeto e inspeção, dedicamo-nos a otimizar o processo geral da indústria de navio.